top of page

BRINCADEIRA E CULTURA

A fundamentação proposta para tratar esse tema foi o texto "Brincadeira é cultura", de Ana M. A. Carvalho e Fernando A. R. Pontes, sobre ele, o professor colocou em questão o conceito de cultura adotado no texto, bem como a ideia de universalidade presente no texto.

Apresentou diferentes concepções de cultura, a partir das perspectivas evolucionista, determinista, relativista, interpretativa e como modo de significação, esta perspectiva que embasa os estudos culturais, e sobre ela questionam-se as relações de poder nela implicadas, à medida que valoriza-se o significado depende da força simbólica de determinado grupo em relação a outro. Assim, se brincadeira é cultura, pode ser transmitida de uma geração para outra, porém transformando-se, ressignificando-se.

Na sequência, assistimos ao curta Brincantes, produzido pela equipe Parabolé, que também produziu O fim do recreio, sugerido pelo professor. O filme retrata diversas brincadeiras vivenciadas pelas crianças na hora do recreio na escola, destacando sua autonomia na interação entre os pares, ressignificando práticas corporais e produzindo cultura.

 

O filme disparou uma discussão em torno de alguns conflitos presentes em brincadeiras que acontecem na escola e sobre qual seria o papel da escola na brincadeira. Dentre os pontos discutidos, o grupo ressalta a interferência dos adultos na brincadeira. Considerando que as brincadeiras ocorrem de acordo com os contextos em que estão inseridas, há um nível de regulação dos adultos, que pode ser afirmativo, de modo que impeçam humilhações e possibilite a integração, mas também pode alterar a brincadeira, ainda assim, as crianças dão sentidos específicos a brincadeiras em determinados grupos, de acordo com o gênero ou com a faixa etária. Ressalta também o aspecto da competição na brincadeira, que mantém a ludicidade, tanto que alterar um brincadeira de competição por uma de cooperação, descaracteriza a brincadeira, prova de que as crianças aceitam e lidam bem com a competição é a figura do "café com leite".

No momento final, reforçou-se a proposta de atividade de categorização das brincadeiras mapeadas no início do semestre.  Clique no botão ao lado para ver nossa atividade. 

bottom of page