top of page

BRINCADEIRAS

-VIVÊNCIAS CORPORAIS-

A aula de hoje teve início com uma roda de conversa, onde o tópico principal foi verificar quais grupos não haviam apresentado a brincadeira, e três grupos se manifestaram. A primeira brincadeira, proposta por este grupo, foi “Ruia”, em que as pessoas ficam dispostas em roda, todas em pé e o líder (combinado previamente), explica que ele imitará um animal entre cinco opções já pré determinadas (a imitação é determinada por gestos que os caracterizam, que também são combinados antes de começar a brincar), e assim que o líder imita o animal, grita Ruia, e todos que estão na roda têm que imitar também um desses animais, as pessoas que imitarem o mesmo animal que o líder estarão de fora da brincadeira e o vencedor será o último que ficar.

O segundo grupo apresentou a brincadeira "Morto-vivo, em que também existe um líder. Os participantes também ficam em roda e em pé, só que nesse caso eles têm de fazer exatamente o que o mestre fala, quando fala vivo, todos permanecem em pé e quando fala morto todos têm de se agachar e quem fizer ao contrário estará fora, vencendo o último que ficar.

Já com o terceiro grupo, brincamos de “Corre Cotia”, as pessoas também ficam em círculo, só que dessa vez sentadas,  canta-se uma parlenda e enquanto isso uma pessoa fica correndo em torno do círculo com um objeto na mão (como um lenço, por exemplo), ao término da parlenda deixa o objeto atrás de alguém, a pessoa escolhida terá de correr atrás de quem deixou o objeto e tentar pegá-la, caso consiga, quem foi pego vai para o meio da roda e tem de chocar um ovo imaginário e ficar lá, só que a pessoa que deixou o objeto pode não ser pega, pois o seu objetivo é correr e sentar no lugar da pessoa escolhida, então corre e senta no lugar que a outra estava, conseguindo seu objetivo, a brincadeira segue só que agora é ela quem escolhe a pessoa que deverá pegá-la. Essa atividade por ser muito demorada pode não ter um vencedor. Depois de um tempo foram criadas outras variações, como duas pessoas correndo ao mesmo tempo, podendo combinar outras variantes.

 

Após a apresentação dessa brincadeira, partimos para outra atividade com elástico, no primeiro momento os quatro grupos formados brincaram com o elástico como sabiam, depois houve uma troca por meio de representantes de cada grupo para apresentar sua forma de brincar. Em um segundo momento, o professor Marcos, nos ofereceu um livro com muitas variantes dessa brincadeira, nos organizamos em três grupos, de acordo com a quantidade de livros para experimentar as diferentes maneiras de brincar de elástico, por fim, cada grupo apresentou uma variante. 

Com essa atividade, corroboramos a ideia de que as brincadeiras são aprofundadas e ressignificadas, por meio da contribuição de diferentes grupos. 

bottom of page